Por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas? ver mais

Por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas?

Não tem nada mais desconfortável do que quando cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas, não é mesmo? A situação pode ser ainda mais constrangedora quando acontece com as visitas.

cheirar as partes íntimas, é normal?

O olfato é um dos sentidos mais apurados nos cães e eles são guiados pelos cheiros que sentem.

É a partir do cheiro que eles conseguem perceber e conhecer o mundo ao redor. Pelo cheiro os animais se comunicam com outros animais e com seres humanos.
Ao cheirar as partes íntimas das pessoas, o cachorro está procurando informações e buscando conhecer mais sobre a pessoa em questão. É como se eles tivessem fazendo um reconhecimento, até mesmo para identificar o humor da pessoa (feliz ou triste), se quer brincar ou não, etc

Pelo cheiro também conseguem detectar o sexo, idade, saúde e a carga de informações sexuais, como se a mulher está no seu período menstrual, ovulando ou até se ela está grávida.É por esse mesmo motivo que os cães cheiram o rabo um do outro quando se encontram. Até mesmo antes de brigarem ou brincarem, os cachorros cheiram as partes íntimas um do outro.

Quando um cachorro cheira as partes íntimas das pessoas, ele está usando seu olfato apurado para obter informações. Essa ação, embora desconfortável para os humanos, é natural para os cães e está ligada ao seu comportamento instintivo. Eles têm uma região olfativa especializada chamada “órgão de Jacobson” (ou órgão vomeronasal), que os ajuda a detectar feromônio

( Feromônios são substâncias químicas que organismos vivos, incluindo animais e insetos, liberam no ambiente para comunicar-se com outros membros da mesma espécie. Esses sinais químicos são detectados principalmente pelo olfato)

Pouca gente sabe que os cães oferecem, através desse tipo de cheiro, identificando características como sexo, idade, saúde e até o estado emocional da pessoa. Além disso, em situações como o ciclo menstrual ou a gravidez, o cheiro liberado pelas glândulas pode mudar, tornando-se ainda mais atraente para o olfato sensível dos cães. Eles também fazem isso com outros cães como uma forma de socialização.

Por que os cachorros cheiram partes íntimas?

Como dito anteriormente, os cachorros cheiram as partes íntimas para analisar e conhecer o tutor ou visitantes.

Outra curiosidade é que os cães tendem a focar mais nas pessoas que transpiram mais ou que liberam odores corporais distintos. Por isso, eles podem cheirar com mais insistência pessoas após exercícios físicos, durante o ciclo menstrual ou em momentos de excitação emocional, quando o corpo libera mais feromônios e outros compostos químicos

Os cães também usam essa habilidade para detectar mudanças no corpo humano, como doenças. Existem relatos de cães que detectaram câncer, crises epilépticas iminentes ou até níveis de açúcar descontrolados em pessoas diabéticas, antes mesmo que os humanos percebessem os sintomas. Isso tudo deve à sua capacidade olfativa extraordinária, que é milhares de vezes mais poderosa que a dos humanos

Apesar de poder cheirar outras partes do corpo, os cachorros vão diretamente nas partes íntimas, devido aos feromônios.

Os cheiros do corpo humano são geralmente mascarados por perfumes, cremes e loções para corpo, porém nas partes íntimas isso geralmente não acontece.

Os feromônios se concentram em algumas partes do corpo como: virilhas, peito, região perineal e também nas axilas. Devido a isso, são as primeiras partes que o  cachorro procura cheirar. Esse comportamento é natural do cachorro e mesmo com adestramento adequado é possível que ele, inevitavelmente, aconteça por puro instinto do  cão.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *